Entrevista para a revista Novas de Alegria

1) Faz este mês um ano que decorreu a sua tomada de posse como Diretor Geral do MEIBAD. Quais os motivos que o levaram a aceitar este desafio?

O desafio para assumir as funções de diretor-geral no MEIBAD, surge no contexto de quase uma década que estamos a servir a Deus como pastores responsáveis na Assembleia de Deus de Sacavém/Loures e onde temos visto Deus mover-se de forma poderosa ao longo dos últimos anos, através de crescimento, estruturação, expansão e uma grande alegria em servirmos nesta vasta área de igreja com uma equipa que, tenho que dizer: fantástica! Na realidade, antes de começarmos a orar por este novo desafio, não imaginávamos que o nosso tempo de liderança pastoral nesta área estaria a chegar ao fim, até porque no que respeita ao MEIBAD, já estava a servir como professor desde 2005 e a fazer parte da Direção.

Ao recebermos este convite e após o tempo necessário de oração, entendemos que inequivocamente Deus estava neste processo e que deveríamos aceitar este desafio. Estamos na reta final de um processo de transição, em que concomitantemente acumulámos a responsabilidade pastoral da igreja e as funções de diretor geral do MEIBAD, querendo Deus, no final do próximo mês de Julho transitaremos a liderança da igreja para colega que nos irá substituir e a partir do mês de Agosto ficaremos a servir a tempo inteiro neste tão importante departamento da obra de Deus em Portugal.

Desafios fazem-nos parar para pensar, orar objetivamente e refletir sobre onde Deus quer que continuemos a desempenhar a nossa vocação ministerial. O que nos moveu a aceitar este desafio, foi claramente a certeza da chamada de Deus e de que, nesta etapa das nossas vidas, este é o lugar da Sua vontade para nós. Nenhuma outra motivação seria válida ao aceitar um desafio desta natureza.



2) Dentro da área de formação, o MEIBAD oferece várias opções, para públicos e contextos específicos. Que opções são essas e quais os seus objetivos? 

O grande objetivo do Monte Esperança Instituto Bíblico é providenciar formação bíblica num ambiente pentecostal, cooperando com as igrejas locais na preparação de homens e mulheres para o ministério, desafiando-os no desenvolvimento do seu carácter cristão, e impactando-os para um melhor serviço a Deus e ao próximo”[1].

Como instituição de ensino teológico primamos por um ensino de qualidade, oferecendo cursos presenciais de um (1) e três (3) anos (em regime interno ou externo), cursos por extensão (para estudo autodidático ou em núcleos nas igrejas locais), cursos de Escola Bíblica Dominical (CED nível 1 e nível 2), formação de professores para a disciplina de EMRE - Educação Moral e Religiosa Evangélica, equivalência em Licenciatura em Bíblia e Teologia Aplicada (STM), entre outros cursos de especialização.

Entre os cursos disponíveis em ‘MEIBAD Presencial’, ‘MEIBAD Extensão’ ou ‘MEIBAD Especialização’ o nosso grande foco como escola de formação teológica é o Curso Ministerial de 3 anos, no qual está a maioria dos nossos alunos presenciais.

A amplitude e objetivos dos nossos cursos é, tendo como destinatários todos os crentes que desejem aprender mais sobre as sagradas Escrituras, que estes o possam fazer presencialmente ou por extensão, nas instalações do MEIBAD, num núcleo da sua igreja local ou mesmo na comodidade da sua casa. Estamos vocacionados para a formação bíblica e teológica de todos os crentes, mas temos como foco primário a formação ministerial de homens e mulheres que possuam uma chamada divina para servirem a Deus em tempo integral, e como não poderia deixar de ser, tudo isto só é possível em parceria com as igrejas locais.

 

3) E para além da área de formação? (aluguer de instalações, etc...)

Para além das áreas de formação, o Monte Esperança dispõe de condições privilegiadas para retiros e eventos, desfrutando de uma localização e paisagem aprazível. Dispomos de instalações adequadas à realização de pequenos ou grandes eventos, como acampamentos, retiros, cultos de batismo, casamentos, conferências e muitos outros. Dispomos de quartos single e de casal, com ou sem casa de banho; apartamentos duplex, camaratas e bungalows, espaços verdes, piscina, campo de jogos, refeitórios, cozinhas, espaço café, salas de convívio, salas de reuniões, auditório e um templo com versatilidade para vários tipos de eventos.

As Assembleias Gerais da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, os retiros do Campo Bíblico (carnaval e verão), a conferência do Desafio Jovem, reuniões dos vários Departamentos nacionais, entre outros, são presenças habituais nas nossas instalações do Monte Esperança.

Todos estes espaços estão ao dispor das igrejas, organizações evangélicas e crentes em geral que desejem desfrutar deste espaço para os seus eventos, dias de descanso ou mesmo um tempo de férias em família.

Uma maneira que as igrejas têm de nos ajudar a avançar, é orar por nós e contribuir para este espaço através da sua utilização.

 

4) Que grandes alvos existem (em termos académicos e outros), para o futuro?

A Direção do MEIBAD está empenhada e comprometida com vários alvos futuros, nomeadamente com novas oportunidades de formação ao dispor das igrejas e crentes em geral, formação superior do nosso quadro de professores através de parceria estabelecida, reconhecimento oficial do nosso curso de licenciatura em Bíblia e teologia aplicada, estreitar dos relacionamentos com os restantes Institutos Bíblicos em Portugal com vista a alguns objetivos de interesse comum.

Além da formação académica, pretendemos continuar a criar oportunidades e suscitar apetências de serviço nas vertentes evangelística, humanitária e missionária. Desejamos, assim, continuar a proporcionar aos nossos alunos do curso presencial a oportunidade de servirem em ‘missões de curta duração’ como aconteceu recentemente em missões de apoio aos refugiados na Grécia e na Macedónia. Proporcionar-lhes a oportunidade de servir em ‘férias com uma missão’ no apoio evangelístico às igrejas e missões internas ligadas ao DNM - Departamento Nacional de Missões. Continuar a criar oportunidades de formação na evangelização de grupos étnico-religiosos específicos, como é o caso dos muçulmanos. Sabendo que Deus está a usar estes meios para levantar homens e mulheres com uma clara chamada nas áreas evangelísticas e missionárias.

No enquadramento do acordo de cooperação recentemente assinado entre os Institutos Bíblicos do Sul da Europa, temos como alvo o intercâmbio de professores e alunos a iniciar já no próximo ano letivo; bem como uma cooperação mais estreita na partilha e relacionamento entre os diretores e direções, no âmbito da SEAGF (Comunhão das Assembleias de Deus da Europa do Sul).

Continuar na tarefa de requalificar e adequar as nossas instalações, recursos e infraestruturas às necessidades atuais quer ao nível académico, quer ao nível do campus do Monte Esperança em geral.

 

5) De que forma os possíveis interessados podem conhecer melhor o vosso trabalho ou ter mais informações?

Estamos presentes em várias plataformas de divulgação, tais como a nossa página de internet (em avançado processo de renovação), o Facebook, e também num canal do Youtube, de forma a melhor tornarmos conhecido o nosso trabalho e interagirmos com todos aqueles que desejam conhecer mais sobre o MEIBAD. Todos os anos abrimos as nossas portas e realizamos uma ‘visita experimental’ proporcionando aos potenciais alunos passarem dois dias no Monte Esperança e assim conhecerem ‘por dentro’ o dia-a-dia da escola e das instalações.

O MEIBAD está ainda disponível para visitar as igrejas e assim dar-se a conhecer presencialmente, bem como dar-mos oportunidade aos nossos alunos de também conhecerem as igrejas e as servirem através da sua participação.

Existimos para servir e estamos ao vosso dispor para ajudar e aconselhar, dentro do variado leque de opções disponíveis, sejam elas em relação ao ensino bíblico e académico, seja no que ao uso das instalações diz respeito.

Em 25 de Junho às 15H, iremos celebrar a quadragésima graduação. Foram muitos os que ao longo destas quatro décadas se formaram neste lugar, centenas destes saíram como obreiros e estão a servir a Deus muitos países. Pastores, evangelistas, missionários… homens e mulheres que passaram pelo Monte Esperança em Fanhões, ou pelo IBAD na Foz do Arelho, e que são instrumentos nas mãos de Deus para o avanço do Seu reino.

Este será um tempo especial de evocação histórica e projeção do futuro, e para a qual cerimónia convidámos todos aqueles que serviram como diretores, e desejamos também convidar o prezado irmão(ã). Venha conhece-nos melhor e assim, de forma mais objetiva poderá orar por nós.

Muito obrigado pelas vossas orações pelo nosso staff, professores, alunos, direção e por todos aqueles que o Senhor da seara continuará a levantar como obreiros para esta ‘ultima hora’. Obrigado aos colegas pastores e igrejas pelo seu carinho, orações e contribuições para esta obra. Bem-haja!

 

Pr. Paulo Gomes

Diretor Geral do Monte Esperança Instituto Bíblico

Convenção das Assembleias de Deus em Portugal

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.meibad.org

21 974 97 25

Voltar ao topo